quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Atividade 4-4 Planejando a produção de um documento multimídia


ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
PREFEITURA MUNICIPAL DE BODÓ
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA
CNPJ 01.612.374/0001-20
Fone: 084 3439-0012 Fax: 084 3439-0043
E-mail:  educacao.bodo@hotmail.com 


PROJETO

REUNIÕES ADMINISTRATIVAS E A PRÁTICA REFLEXIVA



                         Componentes: Alesandra Dantas de Brito
                                                 Maria de Lourdes Xavier

                                                         Lucicardia Kelly de Medeiros





JUSTIFICATIVA

A Secretaria de educação responsável pelo planejamento, a coordenação e a execução da política municipal de educação além da oferta de educação pública, gratuita e de qualidade nos níveis e modalidades de competência municipal, segundo as necessidades dos cidadãos e a capacidade do município, por esse motivo elaboramos o Projeto “Reuniões administrativas e a pratica reflexiva” como proposta da secretaria da educação que vem procurando se encontrar em reuniões administrativas em todas as suas escolas urbanas e Rurais para fazer uma reflexão sobre a educação em sentido amplo, dando ênfase especial para a questão das dificuldades encontradas pelos professores para trabalhar com alunado.  No bojo dessa experiência o que se quer é compartilhar as nossas experiências com outros educadores e alargar as fronteiras dessa convivência, visando construir junto um itinerário pedagógico que possibilite olhar a escola, a sala-de-aula e a sociedade com "outros olhos". Queremos contribuir com a mudança do "mundo" a partir da escola e a "escola" a partir de cada um de nós, começando pelo mundo-do-meu-eu e, num segundo momento, caminhar para o mundo-do-nós.
    De forma que a proposta em curso se destina a todas as pessoas envolvidas com o campo educativo que queiram pensar a prática pedagógica numa perspectiva de mudança, tendo como condição a abertura para o diálogo e as novas propostas. No âmbito desse enfoque o que se quer é desenvolver e programar um trabalho pedagógico, tendo como premissa a parceria com os mais diferentes atores sociais que perpassam os variados níveis do processo de escolarização e educação na sociedade.
    Trata-se, portanto, da perspectiva de um trabalho unitário, respeitando-se a diversidade, visando à superação da fragmentação do conhecimento e das experiências. Nesse percurso busca na perspectiva da prática pedagógica individual, mas também cooperativa e solidária, tendo como princípio orientador a dimensão afetiva, o caminho para superar os entraves pessoais e coletivos que vão se acumulando no decorrer da vida. De modo que nesse primeiro momento o que se valoriza é a reflexão na e sobre a ação pedagógica que cada um desenvolve em sua vida cotidiana e profissional, visando dar um colorido maior a aquilo que vem sendo desenvolvido, valorizando o educador enquanto ator social da educação.




 OBJETIVO GERAL

  •   Questionar a realidade formulando-se problemas e tratando de resolvê-los juntamente com a equipe escolar utilizando para isso o pensamento lógico, a criatividade, a intuição, a capacidade de análise crítica, selecionando procedimentos e verificando sua adequação.



                      OBJETIVOS ESPECIFICOS


  •  Proporcionar aos professores ferramentas de educação que venham contribui no processo de ensino aprendizagem.

  • Proporcionar por meios de atividades interativas a melhoria do ambiente escolar. 
  • Fortalecer valores e atitudes a fim de permitir o desenvolvimento global do ser humano proporcionando ferramentas de aprendizagem adequada e motivadoras.

  •   Avaliar junto com diretores, coordenadores pedagógicos, professores e pessoal de apoio o desenvolvimento da clientela.


METODOLOGIA


As reuniões foram realizadas em todas as escolas do município de Bodó/RN, com a equipe da secretaria de educação, do corpo docente das escolas e de suas respectivas direções. Iniciando-se com uma mensagem de motivação que tem como titulo “FALECEU ONTEM A PESSOA QUE ATRAPALHAVA SUA VIDA” a qual tem como principal objetivo mostrar que o mundo é como um espelho que devolve a cada pessoa o reflexo de seus próprios pensamentos e seus atos. A maneira como você encara a vida é que faz toda a diferença. A vida muda quando você decide mudar. Seguindo-se de debates e busca de soluções para os problemas encontrados.



PUBLICO ALVO


  • Equipe da Secretaria municipal de Educação

  •  Diretores e Vice – diretores

  • Coordenadores pedagógicos

  • Professores

  •   ASG


CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO

18 de Agosto de 2011 – Instituição Creche e Pré escola “Tia Neuman”
27 de Setembro de 2011 – Escola municipal José Maria do Nascimento
05 de outubro de 2011 – Centro Municipal de Ensino Rural
06 de outubro de 2011 – Escola Municipal Manoel Catarino Filho

AVALIAÇÃO


Após o termino das reuniões administrativas nas entidades a equipe da Secretaria fez analise e buscou solucionar junto a outras secretarias os problemas mencionados para que possamos oferecer dentro da medida do possível uma educação de qualidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário